Macapá, 20 de Novembro de 2017.
Memorial do Esporte | AABB MACAPÁ

Memorial do Esporte

Momentos inesquecíveis do esporte com Germano Tiago dos Santos Soares (Tiaguinho).

TIAGUINHO TRAZ MOMENTOS MEMORÁVEIS DO ESPORTE AMAPAENSE e PARAENSE A carreira do menino Tiago foi precoce. Nascido no município de Mazagão - a cerca de 30 quilômetros da capital, Macapá - aos oito anos se mudou para a cidade portuária de Santana e lá foi criado. Presenciou os tempos áureos do futebol daquele município, principalmente no Santana onde vestiu a camisa do 'Canário do Porto' nas categorias de base. Mas foi atuando no time rival, o Independente Esporte Clube, que veio o primeiro título do promissor jogador. Após um vice-campeonato estadual, ainda na era amadora em 1981, no ano seguinte foi campeão vestindo a camisa do 'Carcará da Vila Maia'.

Momentos Memoráveis

Como temos um projeto para o museu do futebol do estádio zerão, tinhamos que escolher um nome para o referido memorial(no primeiro momento), avaliamos alguns nomes de grandes craques do futebol amapaense, todos merecedores da referida comenda, foi escolhido o nome de MARCELINO AUGUSTO OLIVEIRA, fiquei muito feliz com todo respeito que tenho aos outros atletas já falecidos e vou contar um pouco da história desse grande craque. joguei várias vezes o clássico de sec x iec, contra o marcelino, quando ele ainda era lateral esquerdo, adorava jogar contra ele, até pq ele na dva porrada, e eramos muito amigos fora de campo, foi para o amapá clube e não me lembro qual o treinador o transformou em meia atacante, ai ninguem segurava ele e o remo o levou, jogou pouco menod de um ano em belém, mas até hoje é lembrado pela grande nação azulina, de lá foi para os estados unidos, pra LOS ANGELES, levado pelo treinador CARLOS COUTINHO, ex campeão mundial pelo flamengo, voltou pro brasil para o palmeiras, ainda jogou no mogi mirim, mas ainda matou a saudade do nosso querido amapá, jogando pelo ypiranga clube em 1993. Com todo respeito que tenho por todos os jogadores da minha geração, pra mim ele foi sem sombra de dúvidas o melhor e tinha uma coisa que poucos atletas tem nos dias de hoje, HUMILDADE, ele tinha um costume de quando vinha de férias, procurava todos os amigos e era muito emotivo, por qualquer coisa chorava, tanto na alegria como na tristeza, o incrivel é que jogadores que atuaram com ele em belém, nao sabiam que ele ja era falecido, por isso e o que representou pro AMAPÁ, PARÁ, BRASIL E PRO MUNDO(TAMBEM FOI UM ATLETA INTERNACIONAL), é muito justa essa homenagem. Pena que nos brasileiros temos a mania de só homenagear as pessoas importantes depois da morte, SE FOI MARCELINO AUGUSTO DE OLIVEIRA, AINDA VIVE O NOSSO QUERIDO MARCELINO.

essa é em homenagem ao amigão AMIRALDO BANDEIJÃO, que mora no rio de janeiro, pra provar ao seu filho e amigos que ele jogou futebol, na ordem- valdir, temica, jorge, AMIRALDO, tupan, bigu, orlando, marinho macapá, gujarra e bento góes tecnico-AGACHADOS; lázaro, totó, tiago, césar, bosco, laércio, finé, coroca e vavá diretor de futebol. Este jogo foi em um aniversário do santana em 1977, amigo só eu tenho este arquivo e mais. essa foto foi da conquista de uma chave do copao da amazonia de 1982, em homenagem ao meu amigo ACELINO, que aparece ai acima do saudoso ALUIZIO TUPAN, agachado sem camisa. outra do querido santana, na foto, valdir, peixoto, sudão, zé luiz, acelino, coelho e o presidente NÉLSON COSTA- AGACHADOS; VAL, TIAGO, ORLANDO, MARACA E BOSCO(ex presidente do ypiranga) Meu amigo e irmão Tiago, o amigo que mas me ajudou quando cheguei no clube, meus agradecimentos. 99,9% das fotos da conquista do beiradão-campeão 2013

essa foto foi da conquista de uma chave do copao da amazonia de 1982, em homenagem ao meu amigo ACELINO, que aparece ai acima do saudoso ALUIZIO TUPAN, agachado sem camisa.
outra do querido santana, na foto, valdir, peixoto, sudão, zé luiz, acelino, coelho e o presidente NÉLSON COSTA- AGACHADOS; VAL, TIAGO, ORLANDO, MARACA E BOSCO(ex presidente do ypiranga)
Meu amigo e irmão Tiago, o amigo que mas me ajudou quando cheguei no clube, meus agradecimentos.
foto da conquista do beiradão - campeão 2013
Tuna Luso Campeã Paraense de 1983. Em pé: Bira, Ocimar, Renato, Quaresma, Macedo e Paulo Guilherme. Agachados: Tiago, Ondino, Mariolino, Jorginho e Luís Carlos.